segunda-feira, 22 de junho de 2009

UMA VEZ FREGUÊS, SEMPRE FREGUÊS

A semana mais perfeita dos últimos tempos terminou com chave de ouro no Pacaembu, onde o Corinthians, mesmo com desfalques importantes, goleou o São Paulo, recém-eliminado da Libertadores e sem técnico, por 3 a 1.

No início da partida, o Timão se apresentou melhor que o adversário, mas logo sofreu uma preocupante baixa. Marcelo Oliveira, escalado para suprir a ausência de André Santos, sentiu uma lesão na parte posterior da coxa e deixou o campo carregado. O garoto Diego entrou em seu lugar. Mano Menezes, a fim de tranquilizar à Nação, avisou em seu Twitter que o caso não é grave e que o atleta estará presente na decisão da Copa do Brasil.

Após a saída de Marcelo Oliveira a equipe demorou a se encontrar novamente e o São Paulo se aproveitou do momento e da perda da ofensividade no lado esquerdo do Timão para entrar no jogo. Pelo lado direito, Diogo se mostrava inútil e só o que conseguiu foi fazer o jogo de Marlos, que tentou forçar um pênalti, mas que o árbitro Marcelo de Lima não considerou.
Só aos 29 minutos o Timão se encontrou e através dos pés do novo caçador de bambis, antigo posto de Vampeta e que agora pertence a Cristian, reeditou o lance do gol pelas semifinais do Paulistão, mas desta vez a pontaria não foi tão boa e a bola raspou a trave de Denis. Depois, aos 38 minutos, Cristian não desperdiçou nova chance. O volante arrancou pelo meio-campo, tabelou com Douglas, no que parece ter sido o único passe certo do camisa 10 no jogo, invadiu a área e finalizou com precisão para abrir o placar, 1 a 0 Corinthians.

Na comemoração do gol alvinegro, nova preocupação surgiu e foi a vez de Cristian deixar o campo com dores musculares. A situação tinha tudo para se complicar após a contusão do volante, posto que Jucilei deveria entrar na lateral-direita, posição ocupada pelo inoperante Diogo, para criar opção de saída, mas teve de entrar no lugar do melhor em campo até então, mesmo assim, o Timão se encontrou enquanto os tricolores desandaram. De tão descontroladas perdidos, os adversários partiram para a baixaria, Hugo provocou Jorge Henrique e acabou criando uma discussão generalizada entre os atletas, que rendeu um cartão amarelo para cada. No intervalo foi a vez de Mano Menezes e Milton Cruz, técnico interino do São Paulo, discutirem.
O Timão voltou ainda melhor na segunda etapa, manteve a posse de bola e foi soberano. Logo aos 13 minutos, Marcelinho, revelado na base corinthiana e em sua primeira partida como titular, sofreu uma falta na meia direita, Chicão cobrou com perfeição e converteu, 2 a 0. Os são paulinos, na torcida, então pediram Muricy, como se o ex-treinador não tivesse levado bailes do alvinegro no Paulistão. É provável que, naquele momento, os corinthianos estivessem de pleno acordo com os rivais, afinal, a vitória seria ainda mais saborosa com a queda do comandante adversário diante do Poderoso Timão.

Já na torcida corinthiana, os gritos eram de “o freguês voltou” e constantes “olés”, sinais de que o Corinthians ainda buscaria mais… E foi aos 28 minutos que Jorge Henrique cobrou escanteio e JuciRei, de cabeça, ampliou a vantagem corinthiana para delírio da Fiel. Há tempos o time não aproveitava, nem marcava gols de escanteios, mas Jucilei esclareceu por que merece atuar mais nas partidas do Brasileirão. O tricolor ainda diminuiu com o seu jogador símbolo, Richarlyson, o grande compromissado com a causa, que aproveitou um vacilo de Diego para marcar o gol de honra do São Paulo.

Mano Menezes, neste iluminado domingo, não pecou tanto nas substituições e fez o que foi preciso no caso das contusões. Por mais que seja preocupante a atuação corinthiana com três zagueiros em clássicos, não havia alternativa à entrada de Diego no lugar de Marcelo Oliveira, quanto mais considerando as últimas e pífias atuações de Wellington Saci. Somente a última alteração foi desnecessária, mas quando o treinador mandou a campo Jean, no lugar de Marcelinho, restava pouco para o final da partida.

Para terminar, aos 46 minutos, o árbitro não assinalou a claríssima penalidade de Renato Silva em Elias, mas nem isto diminuiu a festa corinthiana com a vitória sobre o freguês histórico. É fato que o placar poderia ter sido ainda mais elástico para o Timão, mas a equipe desacelerou ao anotar o terceiro tento. Isto sem falar que se Douglas não errasse tantos passes simples na hora de cadenciar o jogo, certamente o Corinthians seria mais do que um elenco vitorioso, mas também sempre goleador.

A vitória deste domingo deixou o Timão na quinta colocação da tabela de classificação, com onze pontos somados. O próximo desafio alvinegro, também pelo Campeonato Brasileiro, será em Curitiba, onde o Corinthians enfrentará o Atlético Paranaense.


texto retirado do blog da Larissa:http://larissabeppler.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário